segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Segunda parte do livro de Acácia Kuenzer - Biologia

Síntese elaborada pelas bolsistas de Iniciação à Docência, do Subprojeto de Educação do Campo, Ádila Vaz e Pollianna Brito, a partir do estudo da Segunda Parte do livro “Ensino Médio: Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho”, organizado por Acácia Kuenzer.

Livro Ensino Médio


Biologia
Yedo Alquini
Elvira Souza de Sampaio

1.    Aspecto histórico
2.    A proposta pedagógica segue uma sequência de acontecimentos históricos :
i.    Chegada dos Jesuítas.
ii.    Vinda da Família Real e a Independência.

Com ensino secundário que durava sete anos e cerca de 60% do estudo em Humanidades e 20% dedicado ao ensino de Ciências.

1.    Em 1930, nova estruturação do ensino e formação de licenciados de ciências Naturais através do curso de História.
2.    Em 1934, ocorre a criação do Ministério de Educação.
3.    Em 1942, o percentual de Ciências e Matemática praticamente equivale ao de Humanidades. E por essa razão marca o sistema de ensino superior.
4.    Entre 1946 e 1964,  a lei de diretrizes e bases é criada (1961) e a educação foi vítima do autoritarismo que se instalava no país (1964).
5.    Em 1971, as disciplinas mais reflexivas deixam de ser ministradas no segundo grau e compromete as discussões

Tendências atuais de Biologia
•    “  O papel da Biologia é o de colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo participativo e integrante do Universo.”
•    A atuais tendências precisam ser baseadas na reflexão crítica,
     dando grande relevância ao princípio de observação, descoberta e experimentação.
•    Tradicionalmente o ensino de biologia na escola se restringe a um conjunto de dados isolados e estanques.
•    A solução para atual realidade de ensino de biologia é a compreensão do processo histórico e consequentemente a formação intelectual e ético do indivíduo.
•    As inter-relações existentes entre homem-natureza-cultura quando abordada em sala de aula proporciona ao aluno um discernimento do meio que vive, permitindo-os tomar decisões e interferir na realidade que o cerca.

Conteúdo a ser trabalhado
•    A biologia possui um papel aglutinador das outras ciências, já que ela só pode ser compreendida utilizando os conhecimentos da Química, física e Geografia, dentre outros.
•    A área de Biologia está centrada em três linhas mestras: a Biologia Molecular, a Biologia  Animal e a Biologia Vegetal.E são elas que oferece subsídios para o homem desenvolver seus avanços.
Considerações metodológicas
•    A metodologia do professor se baseia na estimulação do aluno a investigação, raciocínio biológico com senso crítico aguçado e a sua capacidade de observação, interpretação de dados, e elaboração de hipóteses e testagens.

Recursos a serem utilizados
•    Recursos básicos para o desenvolvimento das temáticas:
–     livro didáticos convencionais
–    Leitura de Jornais e revistas da atualidade
–    Noticiário de radio e televisão
–    Programas educativos televisionados
–    Resgate de informações junto a população mais antiga do lugar
–    Debates, palestras, filmes, internet e etc.

Sugestões  Bibliográficas
•    AMABIS.J.M.& MARTHO,G.R. Biologia das células, São Paulo, Moderna, 1997. vol. 1.
    _____. Biologia dos organismos. São Paulo, Moderna, 1997, vol.2.
    _____. Biologia das populações. São Paulo, Moderna, 1997, vol.3
    ______. Fundamentos de biologia. São Paulo, Moderna, 1997.
    BRITO,E.A. de & FAVARETTO, J.A. Biologia: uma abordagem evolutiva e ecológica. São Paulo, Moderna, 1998, 3 vols.
    LINHARES, S. & GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje.São Paulo, Ática, 1997.3 volts.
    HADDEN,S.Scipione, São Paulo, 1922.8 volts. (Coleção Preserve o Mundo.)
    PILETTI C. & PILETTI, N. História da Educação. São Paulo. Ática, 1997.

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