Síntese elaborada pelas bolsistas de Iniciação à Docência, do Subprojeto de Educação do Campo, Ádila Vaz e Pollianna Brito, a partir do estudo da Segunda Parte do livro “Ensino Médio: Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho”, organizado por Acácia Kuenzer.
Livro Ensino Médio
Biologia
Yedo Alquini
Elvira Souza de Sampaio
1. Aspecto histórico
2. A proposta pedagógica segue uma sequência de acontecimentos históricos :
i. Chegada dos Jesuítas.
ii. Vinda da Família Real e a Independência.
Com ensino secundário que durava sete anos e cerca de 60% do estudo em Humanidades e 20% dedicado ao ensino de Ciências.
1. Em 1930, nova estruturação do ensino e formação de licenciados de ciências Naturais através do curso de História.
2. Em 1934, ocorre a criação do Ministério de Educação.
3. Em 1942, o percentual de Ciências e Matemática praticamente equivale ao de Humanidades. E por essa razão marca o sistema de ensino superior.
4. Entre 1946 e 1964, a lei de diretrizes e bases é criada (1961) e a educação foi vítima do autoritarismo que se instalava no país (1964).
5. Em 1971, as disciplinas mais reflexivas deixam de ser ministradas no segundo grau e compromete as discussões
Tendências atuais de Biologia
• “ O papel da Biologia é o de colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo participativo e integrante do Universo.”
• A atuais tendências precisam ser baseadas na reflexão crítica,
dando grande relevância ao princípio de observação, descoberta e experimentação.
• Tradicionalmente o ensino de biologia na escola se restringe a um conjunto de dados isolados e estanques.
• A solução para atual realidade de ensino de biologia é a compreensão do processo histórico e consequentemente a formação intelectual e ético do indivíduo.
• As inter-relações existentes entre homem-natureza-cultura quando abordada em sala de aula proporciona ao aluno um discernimento do meio que vive, permitindo-os tomar decisões e interferir na realidade que o cerca.
Conteúdo a ser trabalhado
• A biologia possui um papel aglutinador das outras ciências, já que ela só pode ser compreendida utilizando os conhecimentos da Química, física e Geografia, dentre outros.
• A área de Biologia está centrada em três linhas mestras: a Biologia Molecular, a Biologia Animal e a Biologia Vegetal.E são elas que oferece subsídios para o homem desenvolver seus avanços.
Considerações metodológicas
• A metodologia do professor se baseia na estimulação do aluno a investigação, raciocínio biológico com senso crítico aguçado e a sua capacidade de observação, interpretação de dados, e elaboração de hipóteses e testagens.
Recursos a serem utilizados
• Recursos básicos para o desenvolvimento das temáticas:
– livro didáticos convencionais
– Leitura de Jornais e revistas da atualidade
– Noticiário de radio e televisão
– Programas educativos televisionados
– Resgate de informações junto a população mais antiga do lugar
– Debates, palestras, filmes, internet e etc.
Sugestões Bibliográficas
• AMABIS.J.M.& MARTHO,G.R. Biologia das células, São Paulo, Moderna, 1997. vol. 1.
_____. Biologia dos organismos. São Paulo, Moderna, 1997, vol.2.
_____. Biologia das populações. São Paulo, Moderna, 1997, vol.3
______. Fundamentos de biologia. São Paulo, Moderna, 1997.
BRITO,E.A. de & FAVARETTO, J.A. Biologia: uma abordagem evolutiva e ecológica. São Paulo, Moderna, 1998, 3 vols.
LINHARES, S. & GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje.São Paulo, Ática, 1997.3 volts.
HADDEN,S.Scipione, São Paulo, 1922.8 volts. (Coleção Preserve o Mundo.)
PILETTI C. & PILETTI, N. História da Educação. São Paulo. Ática, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário