“ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO”
EQUIPE PIBID ED. DO CAMPO
PROFA. FÁTIMA M. GARCIA
UESB
10/02/2011
SEMINÁRIO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
POSSIBILIDADES SUPERADORAS - BASE INICIAL
• CONCEPÇÃO DE SER HUMANO
• CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA
• CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
• CONCEPÇÃO DE PROJETO HISTÓRICO
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO...
PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA FUNDAMENTAR O ENSINO DAS ESCOLAS DO CAMPO
• Referências teóricas:
• VENDRAMINI, Célia Regina. Educação e Trabalho: reflexões em torno dos movimentos sociais do campo. Cadernos CEDES, Campinas, Vol. N. 72, p. 121 – 135, março/agosto, 2007.
• PISTRAK, Moysei. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2000.
• KUENZER, Acácia Zeneida. Desafios teórico-metodológico da reflexão trabalho-educação e o papel social da escola. In.: Educação e Crise do Trabalho: perspectivas de final de século. Org. Gaudêncio Frigotto. Petrópolis: Vozes. 1998.
• FREITAS, Luis Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 6a. ed. Campinas, SP: Papirus. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico). 2003.
• FREITAS, Luis Carlos. Projeto Histórico, Ciência Pedagógica e “Didática”. Revista Educação e Sociedade, Faculdade de Educação/UNICAMP: Nº 27/Set. 1987.
FUNDAMENTO 1
- FENÔMENO PEDAGÓGICO : como conteúdo determinante para a formação geral do aluno, não apenas para a formação ESCOLAR
- INTERDICIPLINARIEDADE: conteúdos integrados as demais disciplinas do currículo escolar - como objeto do trabalho pedagógico do professor – mediação de conteúdos, métodos, objetivos e avaliação...
FUNDAMENTO 2
- OBJETIVOS/AVALIAÇÃO DA ESCOLA (FUNÇÃO SOCIAL):
- Se opõem em sua unidade – os objetivos demarcam o momento final da apropriação do conhecimento/conteúdo - a avaliação é o resultado dessa apropriação;
OBJETIVOS E AVALIAÇÃO “MEDIADOS” DEMARCAM O PROCESSO DE ENSINO...
(OBJETIVOS: DA ESCOLA = DA DISCIPLINA)
FUNDAMENTO 3
- CONTEÚDO/MÉTODO DA ESCOLA (OBJETIVAÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA CAPITALISTA):
- AUSÊNCIA DO TRABALHO MATERIAL SOCIALMENTE ÚTIL;
- FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA;
- GESTÃO DA ESCOLA/MODELO CONSERVADOR;
MATERIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO:
CONCRETO PENSADO + REALIDADE LOCAL/GERAL = MEDIAÇÃO TEORIA E PRÁTICA = TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO
FUNDAMENTO 4
CATEGORIA TRABALHO:
- DIVIDIDO EM TRABALHO MANUAL E INTELECTUAL;
- TEORIA SEPARADA DA PRÁTICA
- SEPARA-SE O SUJEITO QUE CONHECE DO OBJETO A CONHECER;
PENSAR E CONSTRUIR A PRÁXIS PEDAGÓGICA COMO SUPORTE PARA A TRANSFORMAÇÃO DO CONTEÚDO EM SIGNFICADO SOCIAL PARA O ALUNO
FUNDAMENTOS 5 E 6
- CATEGORIA DA UNIDADE METODOLÓGICA
ESCOLA/GESTÃO - CURRÍCULO – DISCIPLINAS – CONTEÚDOS
- CATEGORIA DA AUTO-ORGANIZAÇÃO
PROBLEMA: gestão ( modelo predominante ) da escola inibe a participação do coletivo escolar...
SOLUÇÃO: Trabalho integrado entre professor-aluno-gestão - interesse de cada grupo e interesse geral da escola/da educação/da formação humana)
PROPOSTA TÉCNICA E DE CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA PARA AS ESCOLA DO CAMPO
• CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO PRÓPRIO DA ESCOLA DO CAMPO
• ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PRÓPRIO PARA ATENDENDER AS NECESSIDADES DA ESCOLA DO CAMPO
• FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
• “Essa função social seletiva, incorporada pela escola, faz com que ela seja vista como um local de preparação de recursos humanos para os vários postos de trabalho existentes na sociedade. Nesse sentido se não houver resistência, a escola traduz as desigualdades econômicas em desigualdades educacionais e, depois, retraduz tais desigualdades educacionais em desigualdades econômicas”.
(Freitas, 2003, pg.96)
Nenhum comentário:
Postar um comentário