Síntese elaborada pelas bolsista de Iniciação à Docência Thalline Fernanda Ribeiro Dias Miranda , do Subprojeto de Educação do Campo, , a partir do estudo da Segunda Parte do livro “Ensino Médio: Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho”, organizado por Acácia Kuenzez, 2001.
Área de linguagens
No livro “Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho”, organizado pela autora Acácia Kuenzer, foram abordadas as diferentes áreas do saber, entre elas, a área de linguagens, escrita por Carlos Alberto Faraco (CEFET/PR).
Área de Linguagens reúne cinco componentes curriculares:
} Língua Portuguesa;
} Língua(s) Estrangeira(s);
} Informática;
} Educação Física;
} Artes
Língua Portuguesa:
Situação atual:
} Dificuldades no manejo da expressão escrita;
} Precário domínio da expressão oral;
} Dificuldades de leitura;
} Dificuldades de compreensão textual;
} Escassa experiência com a literatura.
Por quê?
} O ensino de Língua Portuguesa é cristalizado em viciosas e repetitivas práticas que se centram no repasse de conteúdos gramaticais;
} Estudo de fenômenos linguísticos anacrônicos.
E como deve ser?
} “Desaprender” e “jogar fora” as formas tradicionais de se pensar a linguagem e de seu ensino;
} Optar por um ensino que garanta aos estudantes o domínio das atividades verbais, o contato vivo com o fazer literário e o acesso concreto ao material formatado.
Concepções sobre a linguagem e seus domínios:
} A linguagem é o conjunto de atividades sígnicas que constituem as múltiplas relações sociais entre os sujeitos históricos;
Domínios:
} Domínio de leitura;
} Domínio de escrita;
} Domínio da fala em situações formais.
Ler, escrever e falar:
} Ler significa ler criticamente e compreensivamente;
} Escrever é uma atividade interlocutiva. O interlocutor e um dos condicionantes de nosso texto;
Falar vale a finalidade de se dominá-la com fluência, em particular, nas situações formais, em atividades de transmissão de informações, de exposição de ideias, troca de opiniões, de representação teatral, etc..
Metodologia e Avaliação
} Metodologia baseada no texto (em todas as linguagens). Deve envolver a leitura, a produção e a análise de textos;
} Avaliação contínua e cumulativa. Pressupõe articulação entre os objetivos, práticas metodológicas e instrumentos. Deve ter a função formativa;
Língua estrangeira:
Situação atual:
} Dificuldades em ler um texto em outra língua;
} O mundo globalizado exige conhecimento básico em língua estrangeira;
Metodologia e avaliação:
} O ensino deve ser organizado aproveitando os textos reais de interação, motivando análises entre culturas;
} A avaliação deve ser contínua e cumulativa. Poderá ser pontual, com dimensão educativa.
Informática:
Situação atual:
} A informática invadiu , nos últimos 25 anos, nosso cotidiano, transformando nossas vidas;
} Viver na sociedade contemporânea, inclusive no mundo do trabalho, é cada vez menos possível sem uma inserção na cultura informatizada.
} São as dimensões históricas, sociais e culturais que devem ser consideradas na informática e não apenas sua face técnica, operacional.
} Deve-se trabalhar pedagogicamente no sentido de que a tecnologia seja vivenciada a favor do usuário e não o subordinando a ela
Metodologia e avaliação
} Metodologia deverá ser ativa, isto é, envolvendo a análise das dimensões econômicas que cercam a indústria de computadores e programas.
} Franquear aos alunos o acesso aos programas operacionais (Word, Excel, Corel, etc., bem como a Internet );
} Avaliação contínua e cumulativa.
Educação Física:
Situação atual:
} A Educação Física é reduzida às atividades lúdicas, sendo então, um componente curricular secundário no contexto escolar;
} Alguns pensam que a Educação Física tem como objetivo formar atletas profissionais, tornando-se uma prática excludente;
} É necessária a clareza de que o homem, sob a proposta da Ed. Física, é considerado como o composto de partes conectadas.
} O corpo é a síntese da totalidade do ser humano, isto é, nele se entrecruzam as dimensões naturais, socioculturais e pessoais;
} As práticas de Ed. Física devem ser articuladas com constante reflexão crítica sobre as contradições que envolvem nosso corpo.
Metodologia e avaliação
} A Ed. Física deve se desenvolver através de uma programação de atividades físicas que garantam aos educandos uma percepção integral de seus corpos, a importância do movimento para a saúde física, intelectual e emocional;
} Avaliação contínua. Não deve ser feita sob padrões de desempenho , mas numa perspectiva formativa.
Artes
Situação atual:
} As Artes ocupam um lugar secundário, tradicionalmente, na escola;
} As Artes são consideradas como meras práticas lúdicas;
} As Artes são associadas à criatividade;
} Ao buscar o novo papel das Artes na escola, é válido considerar as várias teorias estéticas e a dificuldade de se definir a arte.
} “Abandonar” o olhar unilateral das Artes.
Metodologia e avaliação
} A metodologia em Artes deve se desenvolver em atividades estéticas;
} A avaliação não deve envolver testes esparsos de conhecimentos, mas deve ser contínua e cumulativa.
} No processo avaliativo, a participação discente será indispensável, bem como a auto-avaliação.
Referência bibliográfica
FARACO, Carlos Alberto. Área de Linguagem: Algumas contribuições para sua organização.In: KUENZER, Acacia. Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho(org.). 6ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário