sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pôster I Simpósio Baiano de Licenciaturas


OFICINA LÓGICO-MATEMÁTICA: APRENDENDO MATEMÁTICA BRINCANDO

Jakeline de Matos Castro1(IC)*, Klebson Souza Santos1 (IC),Tiago O. Santos1(IC), Fátima M. Garcia1(PQ).

1. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB – Rua José Moreira Sobrinho, S/N – Jequiezinho – CEP 45200-000 - Jequié-BA. * matosmoc@hotmail.com

Palavras Chave: Oficinas, lógica-matemática, educação do campo.



Introdução

A disciplina de matemática, assim como todas as disciplinas que compõe a grade curricular da educação básica, possui grande importância na formação intelectual para o estudante de ensino médio. O ensino de matemática tem-se realizado freqüentemente mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas, de forma desarticulada, distanciados do mundo vivido pelos alunos e professores e não só, mais também por isso, vazios de significados. A compreensão dos conceitos da Matemática deve capacitar o aluno para uma leitura de mundo articulada, dotada de potencial de generalização que esse conhecimento possui. Contudo, para que de fato possa haver uma assimilação deste conhecimento, as leis e princípios gerais precisam ser desenvolvidos passo a passo, a partir dos elementos próximos, práticos e vivenciais. Neste trabalho, propomos a realização de uma oficina de jogos matemáticos com a finalidade que os alunos analisem informações relevantes do ponto de vista do conhecimento e estabeleça o maior número de relações entre elas, fazendo o uso do conhecimento matemático para interpretá-las e avaliá-las criticamente.
Materiais e método A metodologia adotada para a confecção das oficinas consiste nas seguintes etapas:

 Visita à instituição envolvida com o projeto: onde houve a intensa participação dos alunos que, contribuíram para a realização do trabalho.

 Jogos de lógica-matemática.

 Análise do impacto do trabalho na escola: realização de atividades avaliativas que demonstraram o quanto o trabalho foi válido.

Resultados e Discussão
 Ao passo que as atividades foram sendo desenvolvidas, foi constatado que os alunos interagiram mais facilmente com colegas e professor, fato que antes da aplicação da oficina não acontecia. Nesse trabalho propomos tratar conceitos básicos da Matemática, explorando o lado lúdico dos jogos. Há jogos dos mais variados tipos, muitos deles podem ser estudados do ponto de vista matemático, e outros têm regras que "obrigam" os jogadores a fazer raciocínios do tipo lógico - matemático. Consideramos que o jogo propicia situações que, podendo ser comparadas a problemas, exigem soluções claras, originais, rápidas. Nesse processo, o planejamento, a busca por melhores jogadas, a utilização de conhecimentos adquiridos anteriormente propiciam a aquisição de novas idéias, novos conhecimentos, habilidades e atitudes. Investigação, tentativa e erro. O princípio de avaliação dentro da oficina foi de forma desvinculado do processo classificatório, para que o aluno estivesse livre e não sentido-se pressionado a desenvolver seus trabalhos fazendo com que sua criatividade estivesse estimulada.

Os conceitos do tipo lógico-matemático tratados na oficina corresponderam geralmente aos assuntos estudados na disciplina de matemática, o que nos motivou a aplicar o projeto em turmas do ensino médio em uma escola pública no distrito de Itajuru, município de Jequié – BA.

Considerações Finais
A utilização de estratégias desta natureza pode contribuir para um maior interesse dos alunos e um melhor entendimento dos fenômenos matemáticos abordados. Até o momento foram verificados ganhos qualitativos como: aumento de interesse pela matemática, melhoria no relacionamento dos alunos da turma e desta com o professor, aumento do interesse por temas atuais da ciência e tecnologia, etc.

Nas escolas do campo, atividades desenvolvidas com materiais do uso diário acabam enriquecendo ainda mais o conteúdo, pois os alunos já os conhecem e aperfeiçoam aquilo que já têm por conhecimento empírico. Toda e qualquer atividade deve estar adaptada à realidade do aluno, este é o segredo de um bom desempenho escolar.

Agradecimentos


PIBID – UESB e CAPES pelo apoio financeiro e estrutural.____________________ BRENELLI, R. P.
O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Papirus, 1996.








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