segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Segunda parte do livro de Acácia Kuenzer - Química

Síntese elaborada pelas bolsistas de Iniciação à Docência, do Subprojeto de Educação do Campo,
Jakeline de Matos Castro e Soliene Adorno, a partir do estudo da Segunda Parte do livro “Ensino Médio: Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho”, organizado por Acácia Kuenzer.
Química - Izaura Hiroko Kuwabara



CONSIDERAÇÕES INICIAIS

> A abordagem da química tem sido feita através de uma seleção de conteúdos imaginados como fundamentais para a formação básica necessária para o prosseguimento dos estudos até o nível superior.
> O Desenvolvimento na área acabam determinando propostas com conteúdos exagerados.
>As tentativas de solução sempre se resumiram ao corte linear aplicado sobre todo o conjunto , obrigando os textos didáticos discorrerem uma pouco sobre tudo.

> O tratamento metodológico desses conteúdos  tem sido feito também de forma tradicional.
> Em 1960, nos EUA surgiu o projeto Chemical Education Material  Study







> Assim deste a introdução no ensino fundamental o tratamento inadequado tem criado dificuldades de compreensão por parte dos estudantes.
> Através de um tratamento cuidadosamente planejado  deste as séries iniciais do ensino fundamental e médio, é possível o aumento do interesse dos alunos.

A QUÍMICA NA ATUALIDADE
> A sociedade moderna vem se caracterizando pelas transformações em suas estruturas econômicas e sociais.
> A geração de novos produtos e processos contendo novidade cientifica, oferece oportunidades para empreendimentos lucrativos  e constitui, na atualidade, forte motivação para o uso do conhecimento.
> A área da química representa uma opção interessante dada a sua grande capacidade de agregar valor aos produtos. Assim, o fator econômico é um dos incentivos que deu impulso ao movimento que amplia e consolida a área de química no Brasil e no mundo.
> A exploração intensa do conhecimento científico-tecnológico permite uma nova forma de dominação exercida pelos pais produtores de ciência.





















ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS NA PROPOSTA
> O processo de globalização, motivado essencialmente por ganhos cada vez maiores e mais rápidos, nos pressiona em busca de mecanismo de competitividade que, situada entre países em diferentes estágios de desenvolvimento cientifico, se dá de maneira desigual.
> Um projeto de sociedade deve visar formar cidadãos capazes de julgamento independentes  e de tomadas de decisões que estendam as benefícios ao um numero maior de pessoas.
> Não basta criar a química, é preciso formar bons especialista em todos os campos do saber.
> As instituições educacionais devem inovar nos métodos de ensino, de forma a propiciar ao estudantes uma ampla formação que permita a sua melhor inserção nessa realidade do mundo globalizado.
> Assim, programas de atividades extraclasse, desenvolvimento de projetos interdisciplinares e iniciação à pesquisa devem ser incentivados.

PROPOSTA DE PROGRAMAS
I.    Programa clássico de Química:
> Abordagem da Química em si com o aprofundamento do conteúdo;
> Sua vantagem é ter uma gama de livros didáticos para apoiar professor e estudante;
> Deve-se tomar cuidado com a fragmentação e compartimentalização do conteúdo, podendo-se trabalhar de forma interdisciplinar dentro das próprias subáreas.
I.    Programa temático de Química:
> Exigem um planejado diferenciado e antecipado à elaboração da proposta do programa, se possível em conjunto com outras disciplinas;
> Possibilita trabalhar a inter e a transdisciplinariedade de forma mais intensa.
> Ambos devem ter uma abordagem meramente introdutória, que objetive desenvolver conhecimentos da linguagem e das principais leis e teorias que regem a Química;
> Indicasse textos didáticos de Química Geral;
> O conteúdo deverá suprir 2/3 do tempo disponibilizado para a matéria, sendo que o terço restante seja reservado para interpretação de sistemas e fenômenos.

JUSTIFICATIVA
> A falta de conhecimento em Química será um fator de exclusão por dificultar a compreensão dos fenômenos e das transformações da matéria, e por conseqüência a interpretação do meio ambiente em que se encontra inserido.

REFERÊNCIA
 > KUWABARA,I. H, Área de ciências da natureza-Química. In: KUENZER, A.Z; Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho, 6º ed. São Paulo: Cortez, 2009.

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