segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Planejamento - Pratica extração do DNA do morango

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Subprojeto: Licenciaturas da UESB e a interdisciplinaridade em Educação do campo - AS POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA DE ITAJURÚ.
Coordenadora: PROF.ªDRª. Fátima Moraes Garcia.
Bolsistas: Ádila da Silva Vaz e Pollianna Brito de Oliveira.
Biologia: 1˚ ano

Planejamento
Pratica extração do DNA do morango

Objetivo:

Levar o aluno a apreender através da visualização que todos os seres vivos (com exceção dos vírus) têm em suas células o DNA. Relembrar a composição da célula bem como sua organização, recordar que o DNA esta contido no núcleo e que para sua visualização é preciso que haja a desestruturação da parede celular (no caso dos vegetais) e da membrana celular (formada por lipídios), perceber que a molécula do DNA e extremamente longa e o que se pode ver a olho nu são milhares de moléculas emaranhadas sendo que a visualização de uma única molécula, só é possível ao microscópio.

Materiais:
  • Três Morangos maduros
  •  Sacos plásticos para maceração dos morangos ou almofariz
  • 1colhere de sopa de detergente
  • Três Becker - 2 de 250ml e 1de 80ml
  • Uma colher sopa de sal de cozinha
  • Uma frasco com álcool comercial
  • 150 ml de água
  • Uma peneira
  • Seis tubos de ensaio grandes
  • Um bastão de vidro
  • Protocolos com os procedimentos
  • Manta de aquecimento ou vasilha de água quente a 65̊ para banho maria.

Procedimentos:

Neste caso como o tempo é curto um bolsista fara o experimento e os alunos acompanharão, 3 morangos serão escolhidos (tirar os seus cabinhos verdes) e colocados dentro do almofariz macerados até que se obtenha uma pasta quase homogênea, após esse procedimento a pasta de morango deve ser transferida  para um Becker de 80 ml.
Em outro Becker (250ml) devera ser depositado 150 ml de água(morna aquecida a 65̊ na manta de aquecimento), uma colher (sopa) de detergente e uma colher (chá) de sal de cozinha.
A mistura deve ser revolvida bem com o bastão de vidro, porém devagar para não fazer espuma, cerca de 1/3 (50ml) da mistura de água, sal e detergente deve ser acrescida ao macerado de morango, misturando levemente com o bastão de vidro, incubar em temperatura ambiente por 30 minutos, mexendo com o mesmo bastão. Passados os 30 minutos a mistura deve ser peneirada no Becker de 250 ml retirando assim os pedaços de morango que restaram.
No tubo de ensaio deve ser colocado delicadamente (pelas paredes do tubo) três dedos do liquido peneirado, dois volumes de álcool comum (equivalente a 6 dedos, não se deve misturar o álcool a solução), após 3 minutos o DNA começara a precipitar na interfase.
Passo opcional: Usar um palito para enrolar as moléculas de DNA. Para melhor visualização dos alunos.
Durante e após o experimento serão lançadas questões para discursão e as respostas serão escritas na folha de questões, pois estas serão entregues a professora da disciplina.

Bibliografia:

O procedimento assim como o questionário, pode ser encontrado acessando o link citado abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário