Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Subprojeto: Licenciaturas da UESB e a interdisciplinaridade em Educação do campo - AS POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA DE ITAJURÚ.
Coordenadora: PROF.ªDRª. Fátima Moraes Garcia.
Coordenadora: PROF.ªDRª. Fátima Moraes Garcia.
Bolsistas: Ádila da Silva Vaz e Pollianna Brito de Oliveira
Biologia: 2˚ Ano
Prática ciclo de vidas dos vermes
Objetivo:
Levar os alunos ao conhecimento de que os platelmintos juntamente com os nermentinos são considerados vermes invertebrados, com uma estrutura que lhes permite sucesso evolutivo. Percebendo que estes são possíveis causadores de doenças aos seres humanos e entender como estas são transmitidas e prevenidas. Socializar através de breves apresentações os trabalhos feitos a fim de que todos possam aprender juntos e para que venham valorizar o conhecimento adquirido.
Materiais:
- Figuras impressas do ciclo de vida dos vermes (figuras em anexo-cada fase do ciclo deve ser recortada para que os alunos possam montar o ciclo como se fosse um quebra cabeça)
- Cartolina
- Piloto
- Cola
- Canetinhas
- Livro didático (para consulta )
Procedimentos:
Esta atividade consiste na montagem do ciclo de vida de três vermes (Ascaradíase comumente conhecida como lombriga; Schistosoma mansoni causador da Esquistossomose e Taenia saginata).
Antes de entrar na sala deve-se recortar as figuras das etapas do ciclo de vida dos vermes e as colocar em envelopes.
Dividir a sala em três grupos a cada grupo entregar envelopes com figuras do ciclo de vida de dois vermes diferentes. Os alunos devão montar o ciclo de vida do verme colando os seus componentes, podendo consultar as figuras e textos do livro didático e deverão escrever o nome de cada componente do ciclo e as fases de desenvolvimento do animal, as formas de prevenção das doenças advindas do contato com o verme e as formas de tratamento. Ao final cada grupo apresentara seu cartaz falando sobre um dos vermes, explicando o ciclo as formas de prevenção e tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário