Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Subprojeto: Licenciaturas da UESB e a interdisciplinaridade em Educação do campo - AS POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA DE ITAJURÚ.
Coordenadora: PROF.ªDRª. Fátima Moraes Garcia.
Coordenadora: PROF.ªDRª. Fátima Moraes Garcia.
Bolsistas: Ádila da Silva Vaz e Pollianna Brito de Oliveira.
Biologia 3º ANO
Planejamento
Atividade prática: Papel da herança genética
Objetivo:
Fixar conceitos como dominância, recessividade, alelo, fenótipo, genótipo, herança, genes etc. Levar os alunos a perceberem como os filhos herdam as características do pai e reconhecerem quais os cromossomos sexuais masculinos e quais os femininos, e compreender a relação entre genótipo e fenótipo.
Materiais:
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Figuras de cromossomos com alelos determinantes de algumas características (fig. 1);
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Representação do espermatozoide (fig.2) do Ovulo (fig.3) e Zigoto (fig.4)
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Ilustração de características do filho (fig. 5) e dos pais (fig.6)
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Tabelas 1 de Característica Fenotípica e alelos Correspondentes;
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Tabela 2 de características genótipos dos pais;
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Tabela 3 de Fenótipos e genótipos possíveis dos pais;
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Cartolinas
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Pilotos
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Cola
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Canetinhas
Procedimentos:
A atividade simula a reprodução de um casal de seres humano. Para cada grupo um descendente será formado levando-se em consideração cinco características genéticas, além do sexo. A partir dos genótipos escolhidos para os pais os alunos simularão a formação de gametas femininos e masculinos a fecundação e construirão os fenótipos dos descendentes.
Dividir a sala em três grupos a cada grupo entregar uma figura do casal, as tabelas, cartolina, piloto e cola. Com base na tabela 1 (Característica Fenotípica e alelos Correspondentes) e tabela 2 (características genótipos dos pais) os alunos observarão o genótipo e o fenótipo de algumas doenças genéticas.
Observando as características dos pais mostrados na figura 6 e na tabela 2 os alunos montarão a tabela 3 de constituição genética do pai e da mãe com as letras correspondente a cada genótipo. Após montada, a tabela 3 será colada na cartolina ao lado da figura do casal e da figura dos cromossomos com as letras dos alelos correspondentes a cada característica encontrada no pai e na mãe.
Com base nos alelos presentes em um indivíduo, à composição alélica de um gameta é determinada ao acaso. Na formação dos gametas, os alelos relacionados com cada uma das características se comportam de maneira independente. Por essa razão, cada uma das características do alelo que fará parte de um determinado gameta pode ser selecionada de modo independente. Levando este fato em consideração os alunos escolherão os alelos (se encontram ilustrados em espermatozoides fig.2) para montagem do gameta feminino e masculino (desenhos representativos de ovulo e espermatozoide onde devem ser colados os cromossomos se encontram em anexo fig. 2 e 3) além de escolher as características os alunos escolherão também que cromossomo sexual será colado no gameta masculino X ou Y (o feminino só pode ser o X).
Após a formação dos gametas os alunos montarão o zigoto escolhendo um braço cromossômico dos que foram colados nos gametas femininos e masculinos e o colarão no zigoto constituindo assim o genótipo do filho. Considerando a constituição genética do zigoto os alunos construíram um boneco (fig. 5) com o fenótipo do filho (a) do casal o boneco deve ser colado na mesma cartolina. Esse boneco terá as características que os alunos escolheram assim eles perceberão como é aleatória a formação dos gametas e entenderão como as características são herdadas e o motivo pelo qual não há possibilidade de nascerem irmãos iguais (com exceção dos gêmeos) já que as características contidas nos gametas são separadas de maneira aleatória.
Bibliografia
Tomamos como base o material encontrado no site da USP não o reproduzirmos exatamente como estava, fizemos alterações para se adequar ao material que temos e as características da turma, essas modificações podem ser observadas através da comparação do procedimento acima citado com o proposto pelo site. As figuras e tabelas que estão em anexo foram utilizadas exatamente como estavam na pagina da internet.
Link do site:
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