Síntese elaborada pelas bolsistas de Iniciação à Docência, do Subprojeto de Educação do Campo, Pollianna Brito e Raquel Sampaio, a partir do estudo da primeira parte do livro “Crítica da Organização Pedagógica e Didática”, por Luiz Carlos de Freitas.
Crítica da organização pedagógica e da didática.
Luiz Carlos de Freitas
A busca de parâmetros teórico-metodológicos
> O que é para Marx uma crítica da educação?
1-Marx é a favor da oposição.
2-Crítica materialista.
3- Deve ser inserida em uma totalidade.
4-Crítica do reformismo pedagógico.
5- Análise econômica.
6-Crítica das tendências educacionais.
Aspectos metodológicos gerais
> “A ciência não é apenas um produto da razão. A ciência é um produto da sociedade, nasce das necessidades da produção material”.Tsygankov(1987, p.19)
> “A empiria mostra, sim, muitas, inumeráveis percepções iguais, mas a universalidade é algo completamente diferente da grande multidão”. Hegel”.(1988, p.102)
Etnografia
> “... Para uns, a etnografia é considera ‘mera descrição’ para outros ela é o processo de construção de uma teoria de uma cultura particular, nos termos mais próximos possíveis das formas em que os membros dessa cultura percebem o universo”. Ezpeleta e Rockwell (p.33)
> “Sem o fenômeno, sem a sua manifestação e revelação a essência seria inatingível”. Kosik (1976)
Nossa posição metodológica
> O cerne do procedimento metodológico diz respeito à construção, no pensamento, no desenvolvimento das contradições presentes na prática, incluindo suas possibilidades de superação.
> Qual é então a identidade da nossa metodologia de pesquisa?
A didática e a busca de regularidades
> “No seu caráter particular, a dialética é, (...), a natureza própria e verdadeira das determinações do entendimento, das coisas e do finito em geral”. Hegel
A dialética
> A dialética parece algo que só pode ser vivenciado, daí a dificuldade de uma apresentação formal sobre ela e também a dificuldade para apreendê-la.
> Para Marx uma representação é um ato cognitivo inicial confuso e caótico.
> O concreto é mais complexo do que o abstrato por isso o método começa no abstrato e eleva-se até o abstrato.
> O processo de construção da totalidade concreta implica eliminar aspectos específicos do fenômeno para ver o essencial.
A noção de categorias
> Ao longo da história elaborou-se 4 tendências (sem contar a tendência marxista)
> Tendências realistas
> Tendências nominalistas
> Tendências Kantiana
> A teoria materialista dialética.
> “As categorias são pontos de apoio de conhecimento e da prática”(...) “as categorias surgem no curso do conhecimento e da transformação prática da natureza e servem de instrumento da atividade cognoscitiva do homem”(p.1) Rosental e Straks(1960)
> “A apresentação das categorias por ‘pares’ e suas relações mútuas (...) expressam a unidade de diferenças, de contrários, quer dizer, sua unidade relativa”(Rosental e Straks 1960,p.39).
Apontando categorias
> Categoria da contradição
>Categoria da totalidade
> Categoria da mediação
> Categoria da reprodução
> Categoria da hegemonia
A ciência pedagógica e a didática
> “A identidade de uma disciplina configura-se, em primeiro lugar, a partir de sua especificidade epistemológica como modo de conhecimento científico e, apenas secundariamente, em termos de demanda como trabalho com valor de troca que uma sociedade concreta lhe impõe.” Ribes (1982)
> “[...] fica claro que a Pedagogia só pode ser ciência prática da e para a educação quando se compromete com o esclarecimento racional da ação educativa dirigida à humanização da geração em desenvolvimento.” Schmied-Kowarzik
Relacionamento entre pedagogia e as outras ciências
> A pedagogia estuda o processo educacional em sua totalidade e em sua especificidade qualitativa. Uma particularidade essencial da pedagogia consiste em que ela não é uma simples soma dos resultados de outras ciências. (Tese do Instituto Central de Ciências Pedagógicas da Rússia).
> A ausência da especificidade epistemológica não implica acefalia teórica.
A interdisciplinaridade
> Interdisciplinaridade é entendida como método e conteúdo entre disciplinas que se dispõem a trabalhar conjuntamente um determinado objeto de estudo. Uma integração que ocorre durante a construção do conhecimento, de forma conjunta, desde o início da colocação do problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário