segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Plano de aula - Oficina de Inteligência Emocional e Linguística



Plano de aula

Público alvo: Ensino Médio
Conteúdo: Oficina 1: Inteligência Emocional e Linguística.
Objetivo Geral:
Compartilhar com os alunos, conhecimentos sobre as competências intelectuais do ser humano.
Objetivos Específicos:
Ø  Ressaltar a importância de integração com o outro.
Ø  Mediar o autoconhecimento de cada um fazendo-lhes entrar em contato com seus próprios sentimentos.
Ø  Ressaltar a importância de estimular a imaginação e criatividade.
Procedimentos:
Primeiro momento: Dinâmica na qual cada um deverá escrever um problema de relacionamento que julga atrapalhar suas relações com o outro. Depois os papéis serão embaralhados, repassados e cada um deve pegar o papel que não é o seu. Assim, assumirão o problema do outro e darão uma solução para aquela situação. Essa dinâmica mostra a identificação de indivíduos com o mesmo problema de relacionamento, mostrando ainda que outras pessoas podem enxergar melhor de “fora” do problema apontando algumas soluções até então não vistas.
Segundo momento: Serão recortadas algumas fotos de revistas e espalhadas pela sala de aula. Cada um deverá escolher uma figura e falar o que aquilo representa para si, desde a vontade de comprar um objeto até o sentimento que aquilo lhe traz, seja ele de paz, felicidade, tranquilidade ou até tristeza. A dinâmica é importante para mostrar que cada pessoa tem seus sonhos, suas escolhas e suas preferências e que cada um enxerga determinado objeto de uma forma diferente. A partir do momento em que você visualiza algo, muitas lembranças, sentimentos e pensamentos lhe vem à memória e estes devem ser respeitados, pois trata-se da história de vida e singularidade de cada indivíduo.
Terceiro momento: A dinâmica se configura da seguinte forma: distribui-se três conjuntos de palavras, cada conjunto contendo as mesmas palavras, para três grupos diferentes. Cada grupo deverá criar uma história na qual estarão presentes estas palavras. Será permitido que eles escolham o tema e o título da história. Ao final da dinâmica todos lerão suas histórias.


Plano de aula

Público alvo: Ensino Médio
Conteúdo: Oficina 2: Oficina inteligência musical


Introdução:
Inteligência musical é voltada para a interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais. As várias dimensões do mundo e da sociedade que nos circundam podem ser analisadas e explicadas a partir da inteligência musical ou podem ser comentadas mediante letras de músicas. A música pode ser vista como canal de interpretação da realidade.

Materiais:

Músicas de diferentes estilos  (Letras das músicas deverão ser impressas e entregues aos alunos)

Cantor
Estilo
Música
Almir Sater
Sertanejo
Peão
Pitty
Rock
Teto de vidro
Martinho da Vila
Samba
Pra que dinheiro
Gilberto Gil
MPB
Pela internet











Objetivo:

Despertar as habilidades dos alunos para apreciar músicas, perceber temas musicais, identificar os diferentes ritmos e interpretar as letras.

Métodos:

Os alunos deverão ouvir as músicas e ao final de cada uma irão identificar os instrumentos mais utilizados na melodia, a que estilo a música pertence e que tema é tratado na letra da musica. Quando todas as músicas forem tocadas os alunos discorrerão um pouco sobre o que pensam da letra de cada uma e refletiremos sobre as músicas que comumente são veiculadas pela mídia.


Plano de aula

Público alvo: Ensino Médio

Conteúdo: Oficina 3 - Lógico-matemática



Objetivos:
·         Contextualizar leis e fórmulas matemáticas;
·         Explorar o lado estratégico dos jogos interligando a matemática;
·         Despertar o interesse dos alunos para a matemática e sua necessidade cotidiana.

Conteúdo:
·         LÓGICO-MATEMÁTICA: APRENDENDO MATEMÁTICA BRINCANDO.


Procedimentos:
Nas escolas do campo, atividades desenvolvidas com materiais do uso diário acabam enriquecendo ainda mais o conteúdo, pois os alunos já os conhecem e aperfeiçoam aquilo que já têm por conhecimento empírico. Toda e qualquer atividade deve estar adaptada à realidade do aluno, este é o segredo de um bom desempenho escolar.  


Carga horária:

·         02 h/a





Recursos:
·         Folhas de ofício;
·         Jogos: Damas, dominó, emaranhado de cartas e quebra-cabeça
·         Canetas.






Avaliação:
A utilização de estratégias desta natureza pode contribuir para um maior interesse dos alunos e um melhor entendimento dos conceitos matemáticos abordados. Até o momento foram verificados ganhos qualitativos como: aumento de interesse pela matemática, melhoria no relacionamento dos alunos da turma e desta com o professor, aumento do interesse por temas atuais da ciência e tecnologia, etc.



Referências:

Disponível em:
http://www.vagalume.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário