EVENTO EM SALVADOR-BAHIA (POLO DE REFERENCIA DE FORMAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FACED/UFBA
DATA : 12 E 13 DE JULHO DE 2010
DATA : 12 E 13 DE JULHO DE 2010
EDUCAÇÃO DO CAMPO:
LIMITAÇÕES E PRERROGATIVAS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Prof. Dra. Fátima Moraes Garcia
Prof . Ms. Sônia de Matos Teixeira
Prof . Mnda. Eliége Rodrigues Carneiro
JEQUIÉ – EDUCAÇÃO DO CAMPO
• ESCOLAS – ABRANGÊNCIA DA REDE ESTADUAL
• PROBLEMÁTICAS
• CIPAM/UESB – EDUCAÇÃO DO CAMPO
• LINHAS DE AÇÃO
• CONCLUSÕES PRELIMINARES
DIREC 13
• ABRANGÊNCIA 25 LOCALIDADES (MUNICÍPIOS, DISTRITOS E POVOADOS)
• NÚMERO DE ESCOLAS ESTADUAIS: 62 (em média)
• EDUCAÇÃO DO CAMPO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA/EMC@MPO - (2009)
• ABRANGÊNCIA : EM 16 DISTRITOS
• 16 ESCOLAS ENVOLVIDAS
• MATRICULAS: EM TORNO 567 ALUNOS
ESCOLAS: MUNICÍPIOS, DISTRITOS E POVOADOS
DIREC 13: ABRANGÊNCIA 25 MUNICÍPIOS – “75” ESCOLAS
PROBLEMÁTICAS QUE CIRCUNDAM A EDUCAÇÃO DO CAMPO
• ROTATIVIDADE DOS PROFESSORES
• FORMAÇÃO DO PROFESSOR URBANOCÊNTRICA
• EDUCAÇÃO DISVINCULADA DA REALIDADE LOCAL
• INFRAESTRURA PRECÁRIA DAS ESCOLAS
• PRECARIEDADE DO TRANSPORTE ESCOLAR
• DESVALORIZAÇÃO DA CULTURA CAMPESINA
• POLÍTICAS PÚBLICAS INCIPIENTES E CONTRADITÓRIAS
• NÃO VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO
• AUSÊNCIA DE GESTÃO ESPECIALIZADA EM ED. CAMPO
• O PROFESSOR COMO SER APOLÍTICO
DESCONHECIMENTO DAS DIRETRIZES OPERACIONAIS (...)
LIMITAÇÕES E PRERROGATIVAS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Prof. Dra. Fátima Moraes Garcia
Prof . Ms. Sônia de Matos Teixeira
Prof . Mnda. Eliége Rodrigues Carneiro
JEQUIÉ – EDUCAÇÃO DO CAMPO
• ESCOLAS – ABRANGÊNCIA DA REDE ESTADUAL
• PROBLEMÁTICAS
• CIPAM/UESB – EDUCAÇÃO DO CAMPO
• LINHAS DE AÇÃO
• CONCLUSÕES PRELIMINARES
DIREC 13
• ABRANGÊNCIA 25 LOCALIDADES (MUNICÍPIOS, DISTRITOS E POVOADOS)
• NÚMERO DE ESCOLAS ESTADUAIS: 62 (em média)
• EDUCAÇÃO DO CAMPO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA/EMC@MPO - (2009)
• ABRANGÊNCIA : EM 16 DISTRITOS
• 16 ESCOLAS ENVOLVIDAS
• MATRICULAS: EM TORNO 567 ALUNOS
ESCOLAS: MUNICÍPIOS, DISTRITOS E POVOADOS
DIREC 13: ABRANGÊNCIA 25 MUNICÍPIOS – “75” ESCOLAS
PROBLEMÁTICAS QUE CIRCUNDAM A EDUCAÇÃO DO CAMPO
• ROTATIVIDADE DOS PROFESSORES
• FORMAÇÃO DO PROFESSOR URBANOCÊNTRICA
• EDUCAÇÃO DISVINCULADA DA REALIDADE LOCAL
• INFRAESTRURA PRECÁRIA DAS ESCOLAS
• PRECARIEDADE DO TRANSPORTE ESCOLAR
• DESVALORIZAÇÃO DA CULTURA CAMPESINA
• POLÍTICAS PÚBLICAS INCIPIENTES E CONTRADITÓRIAS
• NÃO VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO
• AUSÊNCIA DE GESTÃO ESPECIALIZADA EM ED. CAMPO
• O PROFESSOR COMO SER APOLÍTICO
DESCONHECIMENTO DAS DIRETRIZES OPERACIONAIS (...)
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
Educação do Campo
> Contando histórias, repensando o futuro: a presença dos sujeitos sociais do povoado de Monte Branco e suas contribuições para o desenvolvimento
> Perfil sócio econômico, expectativas de inserção profissional e estratégias de permanência dos jovens de uma comunidade rural do município de Jequié-BA – Fazenda Velha
> Geociências na Trilha
LINHAS DE AÇÃO DA ED. DO CAMPO
> PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/CAPES
“Licenciaturas da UESB e a Interdisciplinariedade em Educação do Campo”
Linha de Estudos em Educação e Movimentos Sociais (LEPMS/Museu Pedagógico/CNPQ)
> Grupo de Estudos em Ideologias e Lutas Sociais (GEILC/Museu pedagógico/CNPQ)
> Licenciatura em Educação do Campo (Campus Jequié)
> Pós-Graduação em Educação do Campo
> I Encontro em Educação do Campo, Trabalho e Meio Ambiente
> PRONERA ( Campus Jequié)
CONCLUSÕES PRELIMINARES
- Dados da realidade (necessário para a mediação entre o particular e a totalidade)
- Reflexão teórica e crítica sobre esses dados
- Coletivizar experiências e conhecimentos
- Debate filosófico, científico e tecnológico sobre a pedagogia que se quer para as escolas do campo
- Superar os microobjetos de estudo (superar a idéia e prática pedagógica que se sustenta a partir de narrativas, estórias de vida e aspectos da singularidade)
- Construir o conhecimento com base na mediação entre o singular, o particular e o universal
- Ter clareza sobre qual Projeto Histórico se quer construir - capaz de produzir a emancipação
- Educação politécnica
Nenhum comentário:
Postar um comentário