segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

POLO DE REFERÊNCIA DE FORMAÇÃO E PESQUISA

EVENTO EM SALVADOR-BAHIA (POLO DE REFERENCIA DE FORMAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FACED/UFBA
DATA : 12 E 13 DE JULHO DE 2010

EDUCAÇÃO DO CAMPO:
LIMITAÇÕES E PRERROGATIVAS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Prof. Dra. Fátima Moraes Garcia
Prof . Ms. Sônia de Matos Teixeira
Prof . Mnda. Eliége Rodrigues Carneiro


JEQUIÉ – EDUCAÇÃO DO CAMPO
•    ESCOLAS – ABRANGÊNCIA DA REDE ESTADUAL
•    PROBLEMÁTICAS
•    CIPAM/UESB – EDUCAÇÃO DO CAMPO
•    LINHAS DE AÇÃO
•    CONCLUSÕES PRELIMINARES
DIREC 13
•    ABRANGÊNCIA 25 LOCALIDADES (MUNICÍPIOS, DISTRITOS E POVOADOS)
•    NÚMERO DE ESCOLAS ESTADUAIS: 62 (em média)
•    EDUCAÇÃO DO CAMPO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA/EMC@MPO - (2009)
•    ABRANGÊNCIA : EM 16 DISTRITOS
•    16 ESCOLAS ENVOLVIDAS
•     MATRICULAS: EM TORNO 567 ALUNOS
ESCOLAS: MUNICÍPIOS, DISTRITOS E POVOADOS
DIREC 13: ABRANGÊNCIA 25 MUNICÍPIOS –  “75” ESCOLAS

PROBLEMÁTICAS QUE CIRCUNDAM A EDUCAÇÃO DO CAMPO
•    ROTATIVIDADE DOS PROFESSORES
•    FORMAÇÃO DO PROFESSOR URBANOCÊNTRICA
•    EDUCAÇÃO DISVINCULADA DA REALIDADE LOCAL
•    INFRAESTRURA PRECÁRIA DAS ESCOLAS
•    PRECARIEDADE DO TRANSPORTE ESCOLAR
•    DESVALORIZAÇÃO DA CULTURA CAMPESINA
•    POLÍTICAS PÚBLICAS INCIPIENTES E CONTRADITÓRIAS
•    NÃO VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO
•    AUSÊNCIA  DE GESTÃO ESPECIALIZADA EM ED. CAMPO
•    O PROFESSOR COMO SER APOLÍTICO
DESCONHECIMENTO DAS DIRETRIZES OPERACIONAIS  (...)
 NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO 

Educação do Campo
> Contando histórias, repensando o futuro: a presença dos sujeitos sociais do povoado de Monte Branco  e suas contribuições para o desenvolvimento
> Perfil sócio econômico, expectativas de inserção profissional e estratégias de permanência dos jovens de uma comunidade rural do município de Jequié-BA – Fazenda Velha
> Geociências na  Trilha

LINHAS DE AÇÃO DA ED. DO CAMPO
> PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/CAPES
“Licenciaturas da UESB e a Interdisciplinariedade em Educação do Campo”
Linha de Estudos em Educação e Movimentos Sociais (LEPMS/Museu Pedagógico/CNPQ)
> Grupo de Estudos em Ideologias e Lutas Sociais (GEILC/Museu pedagógico/CNPQ)
> Licenciatura em Educação do Campo (Campus Jequié)
> Pós-Graduação em Educação do Campo
> I Encontro em Educação do Campo, Trabalho e Meio Ambiente
> PRONERA ( Campus Jequié)

CONCLUSÕES PRELIMINARES
- Dados da realidade (necessário para a mediação entre  o particular e a totalidade)
-  Reflexão teórica e crítica sobre esses dados
-  Coletivizar experiências e conhecimentos
- Debate filosófico, científico e tecnológico sobre a pedagogia que se quer para as escolas do campo
- Superar os microobjetos de estudo (superar a idéia e prática pedagógica  que  se sustenta a partir de narrativas, estórias de vida e aspectos da singularidade)
- Construir o conhecimento com base na mediação entre o singular, o particular e o universal
- Ter clareza sobre qual Projeto Histórico se quer construir - capaz de produzir a emancipação
-   Educação politécnica

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