sábado, 7 de agosto de 2010

RESUMO - PROJETO ED.CAMPO/PIBID/UESB/2010

Subprojeto: Licenciaturas da UESB e a interdisciplinariedade em Educação do Campo - AS POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA DE ITAJURÚ.


Coordenadora: Profª Drª Fátima Moraes Garcia (UESB/JEQUIÉ)

A proposta de escola, ensino médio e formação docente, que estamos aqui referendando voltam-se a educação do campo pensada a luz das necessidades sócio-ecônomicas e culturais dos povos que vivem no/do campo, tendo como base as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo – Lei nº 10.172 de 09/01/2001. Nesse sentido, compreende-se a escola rural a partir de um cenário social que estabelece a mediação entre totalidade e particularidade dos fenômenos sociais que determinam, em especial, a prática social e a formação de crianças e jovens em comunidades rurais, colocando sobre esse contexto a necessidade de estudo das contradições encontradas no campo e das possibilidades de potencializar a educação desses sujeitos para sua permanência no campo, através de perspectivas viáveis de sustentabilidade e trabalho produtivo. Logo, pensar a educação na área rural é compreender que ela não se limita ao espaço escolar, pois está presente também no movimento e na organização do povo. Embora a escolarização seja importante, ela é apenas um dos espaços da formação humana, porém os cursos de licenciaturas diante de seus formatos conservadores acabam fragmentando a formação dos profissionais, fazendo com que estes não tenham acesso amplo e crítico sobre diferentes contextos sociais e sobre experiências já existentes de propostas educativas com perspectivas de transformação social. A relevância deste projeto, de incentivo a docência, ao ser realizado na UESB, em parceria com as escolas de ensino básico, trará para as escolas do campo do município de Jequié novas perspectivas de estudos, debates, propostas, formação de professores, práticas pedagógicas e possibilidades de relacionar a universidade com a escola e sua comunidade. Seguindo, portanto, a orientação do Projeto Institucional nos propomos neste subprojeto a trabalhar com a Escola Estadual Ednalva Miranda (Anexa do Colégio Luiz Viana, no Distrito de Itajurú. E assim, em referencia a qualificação docente dos licenciandos que vierem a participar deste subprojeto, inicialmente, os objetivos se voltam para: o aperfeiçoamento na formação interdisciplinar; o aprofundamento teórico-metodológico para o ensino escolar no campo; a qualificação e capacitação para a organização do trabalho pedagógico na escola do campo; a ampliação do trato com o conhecimento pela mediação escola-comunidade; o compromisso consciente com a educação da população que vive no/do campo; a ampliação da consciência do trabalho docente a partir do reconhecimento e respeito aos aspectos culturais, valores e organização social do campo; a capacidade de articular as dimensões do universal, particular e singular e suas determinações para a realidade dos povos que vivem no campo; aprender a reconhecer as contradições e tensões sociais, políticas e econômicas que permeiam a escola do campo; aprender a identificar e criar possibilidades de desenvolver o trabalho pedagógico potencializando a escola do campo, para o ensino médio e técnico; a compreensão aprofundada a respeito de políticas públicas para educação, especialmente sobre a história, construção e implementação das Diretrizes Operacionais para as Escolas de Ensino Básico do Campo.

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