segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Plano de aula - Demonstração de utilização de um calorímetro

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID
Licenciaturas da UESB e a interdisciplinaridade em Educação do campo
Data: 06/09/2011
Coordenadora: Fátima Moraes Garcia
Bolsista: Soliene Mendes Adorno de Freitas
Química - 2º ano do Ensino Médio

Atividade Prática: Demonstração de utilização de um calorímetro

Objetivos:
·         Discutir o conceito de termodinâmica;
·         Ampliar a compreenção dos alunos sobre o tema;
·         Oportunizar profundidade teórico/prática sobre termoquímica;
·         A partir dos experimentos com materiais específicos exemplificar o que vem sendo discutido em conteúdos teóricos.
Conteúdo:
·         Termoquímica;
·         Equilíbrio térmico.
Procedimento:
Foi posto dentro de um calorímetro uma quantidade de água fervida, com o auxílio de uma aluno foi medida a temperatura da água com um termômetro. Outro aluno repetiu esta operação com a mesma quantidade de água em temperatura ambiente e os dados das duas medidas foram anotados. Foram misturadas as duas quantidades de água em temperaturas diferentes com o termômetro em seu interior, observando-se a variação da temperatura até o alcance do equilíbrio térmico.
Carga horária:
02 h/aula
Material:
·           Frasco de isopor com tampa;
·           Termômetro;
·           Água quente e água em temperatura ambiente.
Avaliação:
Participação e os comentários/perguntas feitos pelos alunos a partir do experimento apresentado.
Referências Bibliográficas:
https://www.google.com/search?client=ubuntu&channel=fs&q=calorimetro&ie=utf-8&oe=utf-8
http://www.adorofisica.com.br/comprove/termologia/termo_calorimetro.html

Síntese da segunda parte do livro de Acácia Kuenzez - Área de linguagens


Síntese elaborada pelas bolsista de Iniciação à Docência Thalline Fernanda Ribeiro Dias Miranda , do Subprojeto de Educação do Campo, , a partir do estudo da Segunda Parte do livro “Ensino Médio: Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho”, organizado por Acácia Kuenzez, 2001.




Área de linguagens 

No livro “Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho”, organizado pela autora Acácia Kuenzer, foram abordadas as diferentes áreas do saber, entre elas, a área de linguagens, escrita por Carlos Alberto Faraco (CEFET/PR).
Área de Linguagens reúne cinco componentes curriculares:
}  Língua Portuguesa;
}  Língua(s) Estrangeira(s);
}  Informática;
}  Educação Física;
}  Artes
Língua Portuguesa:
Situação atual:
}  Dificuldades no manejo da expressão escrita;
}  Precário domínio da expressão oral;
}  Dificuldades de leitura;
}  Dificuldades  de compreensão textual;
}  Escassa experiência com a literatura.

Por quê?
}  O ensino de Língua Portuguesa é cristalizado em  viciosas e repetitivas práticas que se centram no repasse de conteúdos gramaticais;

}  Estudo de fenômenos linguísticos anacrônicos.

E como deve ser?

}  “Desaprender” e “jogar fora” as formas tradicionais de se pensar a linguagem e de seu ensino;

}  Optar por um ensino que garanta aos estudantes o domínio das atividades verbais, o contato vivo com o fazer literário e o acesso concreto ao material formatado.

Concepções sobre a linguagem e seus domínios:

}  A linguagem é o conjunto de atividades sígnicas que constituem as múltiplas relações sociais entre os sujeitos históricos;

Domínios:

}  Domínio de leitura;
}  Domínio de escrita;
}  Domínio da fala em situações formais.

Ler, escrever e falar:

}  Ler significa ler criticamente e compreensivamente;

}  Escrever é uma atividade interlocutiva. O interlocutor e um dos condicionantes de nosso texto;
Falar vale a finalidade de se dominá-la com fluência, em particular, nas situações formais, em atividades de transmissão de informações, de exposição de ideias, troca de opiniões, de representação teatral, etc..

Metodologia e Avaliação

}  Metodologia baseada no texto (em todas as linguagens). Deve envolver a leitura, a produção e a análise de textos;

}  Avaliação contínua e cumulativa. Pressupõe articulação entre os objetivos, práticas metodológicas e instrumentos. Deve ter a função formativa;

Língua estrangeira:

Situação atual:

}  Dificuldades em ler um texto em outra língua;
}  O mundo globalizado exige conhecimento básico em língua estrangeira;

Metodologia e avaliação:
}  O ensino deve ser organizado aproveitando os textos reais de interação, motivando análises entre culturas;
}  A avaliação deve ser contínua e cumulativa. Poderá ser pontual, com dimensão educativa.
Informática:
Situação atual:
}  A informática invadiu , nos últimos 25 anos, nosso cotidiano, transformando nossas vidas;
}  Viver na sociedade contemporânea, inclusive no mundo do trabalho, é cada vez menos possível sem uma inserção na cultura informatizada.
}  São as dimensões históricas, sociais e culturais que devem ser consideradas na informática e não apenas sua face técnica, operacional.
}  Deve-se trabalhar pedagogicamente no sentido de que a tecnologia seja vivenciada a favor do usuário e não o subordinando a ela
Metodologia e avaliação
}  Metodologia deverá ser ativa, isto é, envolvendo a análise das dimensões econômicas que cercam a indústria de computadores e programas.
}  Franquear aos alunos o acesso aos programas operacionais (Word, Excel, Corel, etc., bem como a Internet );
}   Avaliação contínua e cumulativa.
Educação Física:
Situação atual:
}  A Educação Física é reduzida às atividades lúdicas, sendo então, um componente curricular secundário no contexto escolar;
}  Alguns pensam que a Educação Física tem como objetivo formar atletas profissionais, tornando-se uma prática excludente;
}  É necessária a clareza de que o homem, sob a proposta da Ed. Física, é considerado como o composto de partes conectadas.
}  O corpo é a síntese da totalidade do ser humano, isto é, nele se entrecruzam as dimensões naturais, socioculturais e pessoais;
}  As práticas de Ed. Física devem ser articuladas com constante reflexão crítica sobre as contradições que envolvem nosso corpo. 
Metodologia e avaliação
}  A Ed. Física deve se desenvolver através de uma programação de atividades físicas que garantam aos educandos uma percepção integral de seus  corpos, a importância do movimento para a saúde física, intelectual e emocional;
}  Avaliação contínua. Não deve ser feita sob padrões de desempenho , mas numa perspectiva formativa. 
Artes
Situação atual:
}  As Artes ocupam um lugar secundário, tradicionalmente, na escola;
}  As Artes são consideradas como meras práticas lúdicas;
}  As Artes são associadas à criatividade;
}  Ao buscar o novo papel das Artes na escola, é válido considerar as várias teorias estéticas e a dificuldade de se definir a arte.
}  “Abandonar” o olhar unilateral das Artes.
Metodologia e avaliação
}  A metodologia em Artes deve se desenvolver em atividades estéticas;
}  A avaliação não deve envolver testes esparsos de conhecimentos, mas deve ser contínua e cumulativa.
}  No processo avaliativo, a participação discente será indispensável, bem como a auto-avaliação.
Referência bibliográfica
FARACO, Carlos Alberto. Área de Linguagem: Algumas contribuições para sua organização.In: KUENZER, Acacia. Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho(org.). 6ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.







  



Plano de aula - Modernismo

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
PIBID
Licenciaturas da UESB e a interdisciplinaridade em Educação do campo
Data: 14/09/2011
Coordenadora: Fátima Garcia
Bolsista: Thalline Fernanda Ribeiro Dias Miranda
Plano de aula (3º ano do Ensino Médio)

Objetivos:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Compreender o Modernismo, enquanto movimento artístico;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Produzir a Enciclopédia-cartaz sobre o Modernismo.

Conteúdo:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Modernismo.


Procedimentos:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Saudação e, apresentação da oficina e seus objetivos;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Apresentação do vídeo “Viajando pelo Modernismo”;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Organizar grupos e distribuir textos;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Confeccionar a Enciclopédia-cartaz.


Carga horária:

<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->02 h/a





Recursos:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Kit multimídia;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Tesoura;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Revista;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Lápis de cor;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Lápis cera;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Cola.
Avaliação:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Compreensão do Modernismo, enquanto movimento artístico e a confecção da Enciclopédia-ce a confecção da Enciclopédia-Co artartaz.
Referências Bibliográficas:

Plano de aula - Realismo

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
PIBID
Licenciaturas da UESB e a interdisciplinaridade em Educação do campo
Data: 14/09/2011
Coordenadora: Fátima Garcia
Bolsista: Thalline Fernanda Ribeiro Dias Miranda
Plano de aula (2º ano do Ensino Médio)

Objetivos:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Compreender o Realismo e suas características, enquanto movimento artístico;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Produzir o Cartaz Expositivo sobre o Realismo.

Conteúdo:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Realismo.


Procedimentos:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Saudação e apresentação da oficina e seus objetivos;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Apresentação do vídeo “Realismo”;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Confecção do cartaz sobre o Realismo.


Carga horária:

<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->02 h/a





Recursos:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Livro didático;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Kit multimídia;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Cartolinas;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Canetas hidrocor;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Piloto;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Tesoura;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Cola.





Avaliação:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Compreensão sobre o Realismo e suas características, enquanto movimento artístico e a confecção do cartaz.
Referência Eletrônica:




Plano de aula - Simbolismo

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
PIBID
Licenciaturas da UESB e a interdisciplinaridade em Educação do campo
Data: 22/11/2011
Coordenadora: Fátima Garcia
Bolsista: Thalline Fernanda Ribeiro Dias Miranda
Plano de aula (2º ano do Ensino Médio)

Objetivos:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Compreender o Surrealismo e suas características, enquanto movimento artístico;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Apresentar textos surrealistas, de forma espontânea e criativa.

Conteúdo:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Simbolismo.


Procedimentos:

<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Apresentação de slides sobre o Surrealismo;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Divisão da turma em grupos;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Distribuição de textos surrealistas;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Apresentação dos textos feita pelos grupos.


Carga horária:

<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->02 h/a





Recursos:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Kit multimídia;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Textos impressos;






Avaliação:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Compreensão do Surrealismo e suas características, enquanto movimento artístico e a apresentação de textos artísticos feita pelos alunos.
Referência Eletrônica: