segunda-feira, 11 de abril de 2011

Professores da Uesb deflagram greve em Assembleia da Adusb

Por Arthur Garcia
Pelo site oficial, a Adusb informou que a Assembleia Geral da Adusb-SSind deflagrou greve por tempo indeterminado na Uesb. Foram 123 votos favoráveis, 1 contrário e 2 abstenções.


O presidente da Adusb, Alexandre Galvão, já havia afirmado que a greve começaria em abril caso não houvesse avanço nas negociações.

Mais informações em breve.

Fonte: http://www.vitoriadaconquista.com.br/2011/04/05/assembleia-da-adusb-em-jequie-deflagra-greve/


Nota Pública dos Estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
UESB - Campus de Jequié
Nós estudantes da UESB-Campus Jequié reunidos no último dia 22.03.2011 em seu Conselho de Entidades de Base (CEB) decidimos iniciar um Processo de Mobilização com o objetivo de sensibilizar os poderes públicos para a realidade enfrentada pelas Universidades Estaduais, em especial a UESB campus de Jequié.
Como sabemos esta realidade não é nova e, ainda que o governo do estado afirme ter ampliado os investimentos no último período, uma preocupação mais estratégica com a educação nunca foi apontada pelo mesmo. Não foi apresentado nenhum projeto, que aponte uma perspectiva em relação ao desafio de colocar as universidades estaduais em sintonia com um projeto de desenvolvimento para a Bahia, que seja capaz de ocupar os vazios econômicos regionais e reduzir as disparidades que marcam o Estado.
Não bastasse as dificuldades existentes o governo do estado, contradizendo seu próprio discurso de fortalecimento das Instituições Estaduais de Ensino Superior, baixa o Decreto de nº 12.583/11 e a Portaria Conjunta SAEB/SEFAZ/SEPLAN de nº 001 que atingiu diretamente as Universidade Estaduais, uma vez que impedem a concessão de Regime de Dedicação Exclusiva para os professores e a contratação de professor substituto quando do afastamento de professores em qualquer circunstancia ( saúde, pós- graduação , e outros).
Tais medidas afetam também o cronograma mensal de liberação dos recursos para as universidades e por conseqüência a aquisição de materiais, construção de instalações paralisadas, manutenção dos equipamentos, programas de bolsas para estudantes e todas as diversas atividades necessárias para garantir a formação de bons profissionais.
Na UESB, isto soma-se as falhas na implantação de novos cursos, obras paralisadas(Novo Módulo de Salas - “A Lenda” , R.U. ,Módulo de Saúde e Módulos de pesquisa) , falta de salas e as más condições das existentes (apresentando problemas que vão da ventilação à acessibilidade), falta de políticas efetivas de assistência estudantil, além da falta de planejamento e acompanhamento na liberação de professores para pós-graduação, que trouxe como resultado imediato/anunciado a falta de professores na maioria dos cursos e, a impossibilidade de formatura em alguns destes.
Por isso, pedimos o apoio da comunidade em geral na defesa dos nossos direitos e para garantir que a educação superior seja poupada de cortes orçamentários, pois ela é uma das principais bases para a construção de um Brasil e uma Bahia forte e desenvolvido.

Viva o Movimento Estudantil!
Viva a Universidade Pública!!!



sexta-feira, 8 de abril de 2011

Impeachment Jacques Wagner Já!

Para todos que lamentam que este individuo tenha se elegido para governador da Bahia...

Para todos que se sentiram envergonhado de ser baiano...

Para todos que, assim como Regina Duarte, tem medo do que vai acontecer com a Bahia nos próximos 4 anos (ou menos!)

Para todos que nao querem que este individuo nem comece a governar a Bahia pra nao afundar o nosso belo Estado...

IMPEACHMENT JÁ!

FORA WAGNER

FORA!


http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3827639

A lenda UESB - TV Sudoeste





http://www.youtube.com/watch_popup?v=kFA70w02dWQ

UESB MOBILIZADA

Nota pública elaborada pelos estudantes da UESB e informações a respeito das atuais mobilizações ocorridas nas Universidades Estaduais Baianas, especificamente na UESB (Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga) a respeito do Decreto 12.583/11 baixado em 09 de fevereiro de 2011 pelo Governo da Bahia e da atual situação precária que se encontra as Universidades baianos.Não deixem de divulgar.
 
"A única coisa constante é que existe permanentemente uma mudança..."


A DEFESA DA UNIVERSIDADE AUTÔNOMA E PÚBLICA É TAREFA DE TODOS!!!
“Vamos precisar de muita gente, um mais um é sempre mais que dois!!!”

No dia 29 de março de 2011, nós, estudantes de diversos cursos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, fomos às ruas para mostrar nossa indignação com a situação em que se encontra a universidade pública. Fizemos manifestações durante todo o dia, paralisando as atividades acadêmicas da universidade em todos os turnos e marchando pela avenida Olívia Flores, além de realizarmos assembleias para decidir os rumos da nossa organização. A manifestação contou com a participação de mais de 300 estudantes. Os estudantes dos campi de Itapetinga e Jequié também estão mobilizados e paralisaram a universidade nesse mesmo dia. Além da nossa pauta histórica por assistência estudantil e por melhores condições estruturais e administrativas na universidade, reivindicamos contra a atual política educacional do Governo do Estado.
Em 09 de fevereiro deste ano, o Governo da Bahia editou o decreto 12.583/11 e, pouco tempo após, a Portaria 001 que o regulamenta. Cortando verbas para as empresas públicas, o decreto impede a contratação de professores substitutos (impedindo a saída dos professores para qualificação) e a mudança de regime de trabalho de professores para Dedicação Exclusiva (diminuindo a disponibilidade de professores para a pesquisa e extensão). Além disso, corta gastos com água, energia, xerox, cursos, seminários, capacitação e treinamento dos servidores públicos, telefone, assinatura de revistas e jornais, ônibus e demais veículos da universidade. Tais contenções chegam a 30%!!! Essas disposições irão piorar ainda mais as condições já precárias das universidades baianas, além de ferir a autonomia universitária. Isso demonstra qual lugar ocupa a educação no rol de prioridades do governo, e qual o projeto de educação ele implementa – o de total esfacelamento da universidade pública.
Diante disso, nossas reivindicações são:
  • PELA REVOGAÇÃO IMEDIATA DO DECRETO 12.583/11;
  • Contra o aumento do preço da tarifa de ônibus e pela melhoria dos serviços de transporte;
  • Contra os preços abusivos e a comida de má qualidade das lanchonetes e do restaurante universitário;
  • Por melhores condições na residência estudantil e pela reformulação, com participação dos estudantes, do seu edital que, por excesso de burocracia, impede o acesso aos estudantes.
  • Pelo pagamento em dia das bolsas de auxílio, monitoria, pesquisa e extensão;
  • Pela transparência acerca da administração do orçamento da universidade;
  • Pela criação e manutenção de projetos de pesquisa e extensão.
  • Pela construção de salas de aula e laboratórios que atendam à demanda estudantil;
  • Pela regularização do quadro de professores (atualmente faltam 46 professores) e contratação de mais docentes;
  • Pela diminuição do preço abusivo da xerox;
  • Por melhores condições de acessibilidade e de infra-estrutura para os estudantes portadores de necessidades especiais;
  • Pelo aumento imediato do número de livros da biblioteca;
  • Em defesa de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, contra o seu sucateamento e terceirização dos seus serviços!
Movimento Estudantil Unificado da UESB